quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Troca frequente de esmaltes pode causar danos às unhas

A febre do esmalte tomou conta das mulheres brasileiras de todas as idades. O País é o segundo maior mercado consumidor do produto no mundo. Algumas mulheres chegam a mudar a cor até três vezes por semana. Mas a constante troca de esmaltes pode causar danos às unhas, irritações e até favorecer infecções por fungos e bactérias e doenças.
Segundo o dermatologista João Carlos Lopes Simão, é preciso um intervalo entre as aplicações de, no mínimo, sete dias. “O esmalte tem formol em sua composição, que resseca e deixa a unha quebradiça se usado com frequência. Se o intervalo de aplicação for menor, pode até abrir a porta para infecções”, explica.
Com crianças e adolescentes menores de 12 anos, o cuidado deve ser redobrado. “Até os 12 anos a unha é mais frágil, com lâmina mais fina, tem que usar esmalte infantil, que sai com água e sabão”, afirma o médico.
Alguns cuidados na manicure:
- Uma forma de proteger a unha é tirar o esmalte e hidratá-la com creme antes de ir para a manicure. O creme hidratante restaura a barreira de proteção da pele e evita infecções.
- Atente para a esterilização dos materiais. Deve ser feito em autoclave. O procedimento evita a contaminação por doenças como hepatite e HIV.
- A cutícula deve ser removida com movimentos suaves para evitar fissuras e traumas que podem servir de entrada para infecções.
- Quem tem alergia deve usar produtos hipoalergênicos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário